Translate

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

tablets tem código aberto?

OUT

A mania tablet vai tomando conta, e a visão de um mundo pós-PC vai chegando aos usuários, mas o mundo do software livre se pergunta: haverá um tablet com Linux.
Claro a comunidade do código aberto e muitos programadores e desenvolvedores vibram com o Android, mas ele não é tão “aberto assim”.
Mas há uma expectativa porque a perspectiva do fabricante Zareason de ser totalmente open souce é muito esperançosa para a comunidade e pode dar uma guinada no jogo.
Para aquelas que não estão acompanhando os fatos parece que Zareason, fabricante de uma variedade de hardware com Linux pré-instalado, está começando a trabalhar em um tablet de 10 polegadas há já algum tempo com o objetivo de fornecer um modelo com fontes totalmente abertos. Tudo o que falta para o lançamento, é aparentemente sendo o site technysworld, é o direito de distribuição Linux para obter uma versão tablet-amigável segundo o site, ele chegar no “funciona” diz um relatorio .
Então fica a dúvida o que estaria esperando para o primeiro tablete com fonte totalmente aberto chegar ao mercado, o relatório responde taxativamente: código.
Porque a empresa está empenhada no hardware de suporte para o código que se baseia em GPL-protegidos (GNU Public License), software de livre distribuição, e a Zareason não poderá liberar o tablet até suporte para telas sensíveis ao toque programadas em Linux alcançar, em promessas como o Canônicoou touch. Como Cathy Malmrose da ZaReason escreveu no referido relatorio na vardbay:
“Assim como as características de toque prontas já estiverem sólidas, nós estamos prontos para lançar o tablet. Se o Ubuntu (ou outro) disser que amanhã [o suporte touch] está no nível ‘funciona’, em 24 horas as nossas equipes  in-house QA e R & D conseguem verificar tudo.  Assim em 2 hs. no site ZaReason estaria permitindo as pré-encomendas. Dentro de 2 semanas que seria [possível] estes passos”.
A comunidade open-source espera pronta para apoiar em crowdsourcing este produto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário